AR PRIMAVERIL / Rute Raposeiro

Rute Raposeiro, além de professora e poetisa, é também artista plástica. Assim como seus escritos, também seus quadros nunca foram submetidos a nenhum crítico. Ela nasceu em Pirassununga em 2 de maio de 1946 e estudou as primeiras letras no então Grupo Escolar Padre Vieira de Moraes. Em 1955 foi para Americana, em seguida para São Caetano do Sul. Em 1959 ficou órfã de pai e teve que deixar os estudos para trabalhar. Dos nove aos catorze anos, esteve trabalhando como babá.

Ingressou na indústria Trol em 1960, ficando até 1964. Trabalhou como diarista até os vinte anos, ocasião em que foi cuidar dos sobrinhos, época em que conheceu o seu amado. Aos 21 anos saiu de casa para acompanhá-lo e construir o seu lar. Aos 29 anos voltou aos estudos, já com dois filhos, e em 1980 nasceu-lhe a filha, que floresceu junto com seu curso. Formou-se em Letras em 1984. No mesmo ano iniciou a carreira como professora, primeiro no Estado, e em 2000 entrou na Prefeitura de São Paulo, onde se aposentou aos 4 de outubro de 2013.

Seu trabalho como poetisa surgiu aos poucos, já na infância evidenciava seu gosto pela poesia. Adorava olhar para o céu e formular versos, porém sem registrá-los. Seus primeiros escritos foram quadrinhas da época escolar. Em 1974 registrou sua primeira poesia: “Melancolia”; primeiro gravou-a, para depois copiá-la. Daí para frente sempre registrava alguma poesia, mas foi mesmo no terceiro ano de faculdade que reiniciou seu fazer poético. Começou ofertando uma poesia à professora do estágio. Em seguida continuou ofertando-as à suas amigas, colegas de classe. Publicou o primeiro livro em 1996, Viagens para um Futuro Melhor (prosa) pela Editora Loyola; a seguir vieram dois livros de poesias pela Scortecci Editora, um em 2012, Oferen-das: Dádivas de Amigo, e outro em 2013, Felicidade: Dádiva Divina.

Quando eu olhei para aquelas lindas flores amarelas
Que estavam caídas em minha calçada, observei:
É primavera! Mas amanhã terão outras mais belas!
(do poema “Ar Primaveril”)

Serviço:

Ar Primaveril
Rute Raposeiro
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-3727-3
Formato 14 x 21 cm 
92 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home