HÁ SEMPRE UM NOVO CAMINHO A SEGUIR / Maria Vianna

O livro fala sobre as crônicas do cotidiano da autora. São temas que tocaram a autora de alguma forma. Maria Vianna nasceu em Salvador (BA), é casada com Wilson Vianna e mãe de Maria Fernanda e Maria Claudia. Bacharel em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, tem 25 anos de trabalhos prestados às agências contratantes em Orlando (Florida) como guia de grupos, de atendimento e coordenação local. É palestrante com foco na qualidade e eficiência Disney. Há sempre um novo caminho a seguir é seu primeiro livro publicado.

Agradecimento: É uma imensa felicidade ter meu trabalho literário apoiado pelo Grupo Camelo.

Maria, Maria...
Força e Magia
 
Início de 1990. Toca meu telefone, a secretária passa o genovês Rodolfo Maineri, dono da Nacional Turismo. Falamos em italiano, embora ele fosse fluente em português – afinal, era então um dos reis do turismo brasileiro com sua operadora de viagens. Conhecido por sua agressividade empresarial, tinha comemorado a eleição de Fernando Collor apenas poucas semanas antes (mal poderia imaginar o que o esperava em pouco tempo).

Mas vamos à razão do contato: planejava o projeto Disney para as férias de julho e me pedia para criar sua campanha publicitária. O briefing precisaria ser discutido com a responsável pelo produto na Nacional: uma certa Maria Vianna, que eu deveria conhecer o mais breve possível. Agendamos.  Em poucos dias, recebo a “tia Maria Vianna” – era o tempo das “vovós” e “tias” que levavam nossas crianças rumo ao mundo encantado. Tendo como referência seus pares de então, não sem surpresa conheço uma “tia” jovem, cheia de energia, esbanjando brejeirice.

Criamos a campanha, que não alcançou os resultados em vista do Plano Collor, que paralisou o país por bons anos. A Nacional Turismo tempos depois fecharia as portas, tragada pela tempestade institucional que culminou com o impeachment presidencial. Perdi o cliente e Maria Vianna de vista. Pano rápido. Meados dos 2000, o Brasil em efervescência rumo ao pódio das potências mundiais. Lula, o mesmo que perdera para Collor em 1990, está no comando do país.

Em pleno auge da era digital, recebo e-mail e a seguir convite no Facebook: Maria Vianna faz novo download. Mudou-se para Ubatuba (SP), abriu restaurante, cria cachorros, canta MPB. E escreve crônicas, que aterrissam semanalmente nas caixas de mensagem dos amigos. Passei a colecionar seus relatos saborosos, críticas inteligentes, lembranças da infância em Salvador, reminiscências familiares, ilusões de menina.

Os mimos de filha única, mesmo tendo seis irmãs. As atenções dos avós maternos e da tia Zete. O debutar no Bahiano de Tênis. Como todo filho de Deus, Maria colecionou vitórias e derrotas, conquistas e perdas, misturou dor e alegria – e ressurge altiva, doando-nos sua sabedoria em doses constantes.

A ponto de tornar-se íntima dos que possuem a estranha mania de ter fé na vida. Ela decreta que é preciso ter sonho, sempre – e eu acredito. Mesmo porque, se necessário, ela nos comprova tudo isso cantando. Boa leitura. E posso testemunhar: vale a pena preparar os ouvidos. Maria está cada vez mais afinada.
Francisco Ancona Lopez - Consultor de Marketing

Serviço:

Há Sempre um Novo Caminho a Seguir
Maria Vianna

Scortecci Editora
Crônicas
ISBN 978-85-366-3856-0
Formato 14 x 21 cm 
216 páginas
1ª edição - 2014

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home