Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

GUARDADOS DO MEU BAÚ / Newton Sabbá Guimarães

ESTE livro, mais um, compõe-se de velhos artigos, alguns de mais de meio século atrás, quando ainda vivia na minha terra natal, e uns poucos bem mais recentes, artigos de ocasião, como a defesa do Presidente e aquele sobre honrarias literárias, além de um perfil de um querido amigo, Don Domingo Bejiga Corzo, das melhores pessoas que tive oportunidade de conhecer. E logo de início valho-me da ajuda de um grande clássico da Língua, o aristocrático Dom Francisco Manuel de Melo, espadachim, herói de guerras, senhor de um estilo primoroso e um grande desgraçado que andou nas masmorras reais, padeceu exílios, clássico também da língua castelhana, que dominava às maravilhas, e é citado na literatura daquele país como autor de altíssimo engenho. Sempre gostei da escrita de Dom Francisco e por isso, encimando-o nesta Introdução, é como se pedisse a sua proteção para mais este livrinho. E fui buscar umas palavras muito sábias de um príncipe de sangue e figura altíssima da Idade Média que sabia, como Dom Francisco, dizer coisas profundas e penetrar na alma do homem e, afinal, amparo-me em Plotino e o seu grego mágico, possivelmente dos mais belos que heleno jamais escreveu: pura poesia em prosa. E, afinal, peço a compreensão do leitor para este livro, cujo nascimento é fruto da bondade de um amigo que tem a ingenuidade de acreditar no que escrevo. Ele, incansável investigador da história de sua terra natal – a bela e ensolarada Capivari onde um dia morou e casou, segundo tradição, com belíssima e disputada mulher, o romancista e gramático Júlio Ribeiro; e a terra onde nasceu um dos mais tocantes poetas brasileiros de princípios do século XX, Rodrigues de Abreu, acredita que o que o seu amigo das plagas catarinenses escreve merece ser lido. E esse generoso amigo selecionou alguns perfis que lhe mandei e com eles organizou este livro. Não me lembro se algum dos artigos aqui reunidos chegou a ser publicado alguma vez. Acredito que é tudo inédito. Estavam todos eles guardados em velho baú... Assim, tiro das minhas costas a responsabilidade pelo fracasso dos Guardados do meu baú... Esta cabe ao biógrafo do poeta de Casa destelhada e do historiador-mor de Capivari: José Roberto Guedes de Oliveira. E assim entrego ao leitor.
Newton SABBÁ GUIMARÃES

Eis, aqui, o livro Guardados do meu baú – volume I, que o incansável pesquisador Prof. Dr. Newton Sabbá Guimarães se nos oferece, para uma pausa no nosso cotidiano e uma leitura agradabilíssima. Trata-se, pois, de um punhado de ensaios, dos que foram retirados do baú, aleatoriamente, e que lá jaziam há algum tempo, aguardando o momento propício para vir à tona e oferecer-se aos ávidos leitores. A seleção não segue critérios; apenas são ensaios dos que o autor desejou ofertar, esperançoso, pois, de que a receptiva seja a mais suave e acolhedora possível. Batizado como volume I, fácil é supor que, num piscar de olhos, outros virão, assim que o autor novamente revolver toda papelada e, por certo, compor uma nova edição. Mas, contudo, pretende avaliar e medir a assaz acolhida deste que ora surge. O Sabbá Guimarães é uma dessas figuras que nos surpreende pela capacidade de compor belíssimos, profundos e exclamativos ensaios, sempre com o seu crivo de escritor detalhista, esmiuçando fatos e passagens nessa sua longa jornada de vida, ao peso dos seus 81 anos de idade. Incrível poder criativo, somado a leveza de palavras que lhe brotam no desenrolar da narrativa. Ao leitor de seus ensaios, Sabbá Guimarães deixa sempre a interpretação do fato, bem como a melhor forma de absorver o seu conteúdo, guardadas, sim, as suas proporções. Nada é imposto, mas relatado com amor e dedicação, o que torna, via de regra, uma leitura por demais amena. Deixamos, desta forma, para o leitor atento, esta obra e ficamos na expectativa de apresentar momentos de pura magia. É o que o quanto basta¸ em tempos dificílimos como este que perpassamos em início do século XXI. Quiçá encontre guarida!

Newton SABBÁ GUIMARÃES nasceu em Manaus (AM), em 11 de janeiro de 1941. Magistrado de carreira e professor universitário aposentado. Viúvo daquela que foi a sua mais constante e dedicada colaboradora, a Dra. Arlete Belota Sabbá Guimarães, com quem teve dois filhos, Isaac Newton e David Alexandre, residentes em Balneário Camboriú (SC). Doutor em Direito, com tese sobre Novos Tipos de Estados e Regimes na África Negra. Uma visão humanística; Doutor em Letras: Teoria Literária e Literatura Comparada, com tese sobre Negritude e Humanismo na Obra de Léopold Sédar Senghor; Doutor em Linguística, com tese sobre O Judeu-Espanhol: Uma Língua Neolatina em Extinção; Post-Doctoratus na Universidade de Coimbra, com tese sobre Eros e Thánatos no Livro de Consolação. Uma Releitura de Camilo. Traduziu várias obras, entre elas A Amazônia Panteísta, de Mavignier de Castro, para o espanhol, La Amazonía Panteísta. Grande apaixonado pelo estudo de línguas, repartiu os estudos de Filologia e Linguística com os de Direito. Membro de algumas academias no Brasil (entre elas, a Academia Amazonense de Letras, onde ocupa a cadeira de Sílvio Romero) e no exterior. Possui condecorações nacionais e internacionais. Foi longos anos ativista e conselheiro da World AntiCommunist League (pela qual foi condecorado, em Taipé) e nesta qualidade teve encontros com figuras importantes da política internacional e da luta contra o comunismo, como o General Park Chung Hee, da Coreia do Sul; o Dr. Yen Cha-kan, de Formosa; Ferdinando Edralin Marcos, das Filipinas, e muitos outros. Escreveu a biografia autorizada do governante sul-coreano que muito admirou e por quem muito foi admirado, Park Chung Hee. O Reformador da Coreia, logo traduzida a outras línguas. Livros publicados: Escritos en las Aguas, texto bilíngue, em espanhol e aragonês; Ezra Pound. Genialidade Rebeldia; A Agonia Espanhola; Os Inocentes Diálogos da Pindorama e Outros Ensaios; Ensayos Olvidados y Relecturas, entre outros. E ainda traduções do catalão, do alemão, do holandês, do afrikaans, do francês, do italiano, do grego, do sardo, do romeno, etc. Vive em Florianópolis, em Santa Catarina.

Serviço:

Guardados do Meu Bau
Volume 1
Newton Sabbá Guimarães

Scortecci Editora
Ensaios
ISBN 978-65-5529-993-9
Formato 14 x 21 cm 
220 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home