Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

FRAGMENTOS / Renato Benvindo Frata

Fragmentos - 102 Crônicas Selecionadas e Seus Excertos procura relatar episódios de força, o fiasco, a alegria, a dor, o ódio, e inflexibilidade e antes de tudo, o respeito às coisas boas. Coletânea de momentos acrescidos de excertos também costurados por alinhavos que os dias produzem e marcam a visão heterogênica e ao mesmo tempo harmônica em que as letras, ao se fundirem em palavras, linhas e textos, conseguem espalhar com sentimento, opinião, desejo, concepção, ideia e recado.

Corri, corri e nessa correria imaginei ter escutado o horizonte em fuga. Sim, ele corria mais que minhas passadas sobre tropeços, os pulos em abismos, as escolhas por trilhas mal caminhadas, os atoleiros em lodaçais extremos, os estreitos e tortuosos vestígios que o ontem vem deixando enquanto os dias perdem a luz. Ele corria na proporção dos passos e além das minhas travessias por vaus secos, terras esturricadas, matas de carvão, passando por bichos invadindo cidades, nascentes estranguladas, montanhas de lixo e esgotos a céu aberto, canais de águas de reúso postos para se beber e, tristemente, por risos de escárnio dos que têm por obrigação a seriedade com a coisa pública e fazem dela uma piada e, quando isso acontece, é sinal de que ele não grita à toa. Há motivos. Muitos. Justos. E à distância em gritos dilacerantes, ele dizia que era só miragem, o reflexo de uma verdade e que o som que eu ouvia era a voz da Natureza devassada a pedir socorro pelos bichos, pela ganância, imediatismo e descaso. Fragmentos nasceu com esse objetivo, formado com pedaços de vida, com um pouco de observação, ficção, fantasia e criticismo ao observar queixas, gratidão, aceitação e questionamentos, como o perscrutar de lamentos que passam despercebidos por nossa pressa, ansiedade e pouca atenção. Boa leitura.

Luzes captadas e ouvidos abertos martelam a memória gravando fatos. Cada um ao seu modo, até que se fundem em lembranças e se aninham a amadurecer; como filhotes aquecidos pelas plumas do tempo. Assim ficam, latentes, quietos, ganhando força a espera de não sei quando para se transformarem em inquietação avivada de sentimentos de prazer e orgulho a produzirem ideias, imaginação e bem-estar, conjunto que se transforma em inspiração na metamorfose de coisas vistas, ouvidas e vividas.
Daí para o papel, basta vontade e coragem porque, como concebidas já vêm prontas, são crônicas soltas que apareceram sem forma definida, voláteis, férteis, mas de vivacidade esplêndida como o piar do pardal recém-nascido que traz (pelo menos para a mãe) retratos poéticos, momentos indeléveis acalentadores de sonhos, sem a preocupação de modular esse ou aquele, e juntar-lhes em conjunto num regar de planta em terra morna, em que uma caneca de água fresca e cobertura simples a protegem do excessivo mormaço. 102 crônicas e alguns excertos procuram relatar esses episódios que a vida esquadrinha diariamente relatando a força, o fiasco, a alegria, a dor, o ódio, a inflexibilidade e antes de tudo, o respeito às coisas boas. Torço para que sejam de seu agrado.

Renato Benvindo Frata - Paranaense por adoção, professor universitário aposentado e advogado na ativa, é presidente de honra da Academia de Letras e Artes de Paranavaí (PR) e autor de diversos livros, que destaca:
A Pá de Polenta (conto infantil)
Reflexão dos Cinquenta (conto)
O Sapo Chorão (conto infantil)
O Cavalariço e a Rainha Roxa (contos e crônicas)
Quarto de Solteiro (crônicas)
O Ipê-Amarelo (contos e crônicas)
Azarinho e o Caga-Fogo (contos e crônicas)
Coleção Alegria (contos infantis)
O Gato Tiziu (conto infantil em parceria com seu neto Alexandre Luís Frata Selani)
Dona Serafina – Fazendo Amigos (conto infantil)
Dona Serafina – Passeando pela Cidade (conto infantil)
200 Microcontos e Mais Alguns
308 Nanocontos com até 100
Rosso Saladete, o Intrépido Tomate (infantojuvenil)
Fragmentos – 102 Crônicas Selecionadas e seus Excertos (crônicas)

Serviço:

Fragmentos
102 Crônicas Selecionadas e Seus Excertos
Renato Benvindo Frata

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6215-2
Formato 16 x 23 cm 
224 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home