Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

CONTOS DE AREIA DE ITANHAÉM / Sady Carlos de Souza Jr.

Neste livro constam alguns de meus primeiros contos instigantes escritos na histórica cidade litorânea de Itanhaém/SP. Ao todo são 15 contos/crônicas onde aproveitamos alguns contextos históricos e elementos transversais da nossa vida cotidiana.  Há nelas certa absorção psicológica peculiares aos diferentes fatos e personagens extraídos da realidade convivida pelo autor.

Caro leitor, cara leitora: Os grãos de areia sob os nossos pés trazem o mesmo grau de infinitude das estrelas acima de nossas cabeças. Este é um livro que buscou dar forma de ficção a lances curiosos que a Vida me tem apresentado. Em algumas histórias apresento forças outras que não contamos sejam existentes ou estejam dentro de nós e que n’algum momento com elas nos deparamos. É um aspecto do novo que ainda não antevemos no comportamento imerso no singelo cotidiano. Elas estão aqui presentes para as reconhecermos não apenas como ficção, mas também nos traços da realidade. Algumas impressões desenvolvidas em cada conto foram realmente vivenciadas por mim ou retiradas da fala de alguém. Elas estão registradas agora num enredo fictício. Espero, com isso, que cada leitor consiga desvelar o mistério sutil que também possa advir de sua própria história, bem como de uma cidade enigmática. Espero que apreciem a leitura.
Sady Carlos de Souza Jr.

Contos de Areia de Itanhaém é uma coletânea de quinze contos/ crônicas classificados como no mínimo “instigantes”. A maioria deles tem como palco narrativo a cidade praiana paulista de Itanhaém, mas sem haver neles, necessariamente, uma delimitação precisa de tempo/espaço. Alguns, inclusive, trazem certa influência histórica. O ponto principal ou guia norteador do livro não são os enfoques tradicionais de casos recontados, mas aquilo que faz revolver os padrões psicológicos esculpidos nos recônditos da alma humana – para quem se puser no lugar desses actantes, como alteridade. O livro oportuniza cenas episódicas remasterizadas e descritas na maravilhosa Itanhaém, numa homenagem de Sady Carlos de Souza Jr. à cidade que acolhe, à sua natureza e humanidade. O autor acredita que este singelo livro de contos seja mais do que um gênero de ficção: “Atualiza personagens e conteúdo de um conjunto de situações peculiares, em cuja rotina passariam despercebidos. Procura promover em sua essência instigante novas potencialidades, que valham por seu registro no campo do comportamento psíquico, acolhidas pelas diversas narrativas que emergem além do cotidiano”. Com certeza, há nos relatos a clara tendência de apontar interpretações literárias sobre certos fatos que circulam na recente pegada midiática, quando joga acontecimentos disfóricos populares às conhecidas lendas urbanas. Entretanto, o expressar-se na forma de contos, de conteúdo algo insólito, pode ser interpretado como certa pulsão ao imaginário, na tentativa de sobressair-se diante das sutilezas de um enfoque fantástico e surreal. Mas acreditem: há sempre algo na trama, firmado em cada lugar das histórias, como fato realmente acontecido. O enfoque inusitado ganha uma releitura psicológica própria, diversa das convenções formais dissertativas. Algum enredo pode tangenciar certa propensão esgueirada ao sensacionalismo, mas jamais pretende propositalmente assim o ser. Contudo, o autor opta pela simplicidade dos relatos, mesmo já distanciados, pela própria motivação, do lugar-comum. O pitoresco de cada uma dessas despretensiosas historietas é que serão mais bem absorvidas no próprio processo interpretativo, enquanto apreciação de um leitor irreverente. Boa leitura a todos e todas!

Sady Carlos de Souza Jr. é gaúcho de Caxias do Sul. Formou-se em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul e tem mestrado em Linguística/Semiótica pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). É analista acadêmico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e professor de Filosofia da rede pública do estado de São
Paulo. Publicou o livro de dramaturgia Fiuuinn, o Último Aviso à Terra, pela Editora Giostri, em 2021.

Serviço:

Contos de Areia de Itanhaém
Sady Carlos de Souza Jr.

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-6278-7
Formato 14 x 21 cm 
124 páginas
1ª edição - 2022

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home