Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

FRAGMENTOS DE UMA VIDA / Rita Braun


“Quando conheci Rita, esta pessoa ímpar, desejei com todo meu amor poder compensar parte das dores sofridas”.
Maurício (marido)

“Lágrimas teimam em brotar ainda hoje ante a emoção de tão tristes episódios vividos por inocentes, de quem foi usurpado o mais sagrado direito universal – a vida”.
Eliana (filha)

“De toda a família que mamãe possuía, cada qual com uma personalidade marcante, lamento muito não ter tido a chance de conhecê-los”.
Edmund (filho)

“De um grande sonho a realidade. Parabéns a minha sogra Rita Braun por ter conseguido diante de tantas dificuldades a realização deste livro”.
Lilian (nora)

“Todas as histórias que ouvimos desde pequenos, sempre contadas de forma tão especial e com incrível riqueza de detalhes, ficam aqui registradas para as próximas gerações, que não terão a mesma sorte que nós tivemos: a de termos crescido ao lado de uma pessoa que, de tanto morrer e nascer, leva o mundo no seu coração. Este livro para nós é um presente que passaremos adiante e uma semente no coração de cada pessoa, retratando o esforço e a luta de uma menina, a cada instante, para estar viva. Sonhos, alguns, foram apagados, jamais a vontade de continuar sonhando”.
Claudia (neta)

“Outro dia entrei na farmácia onde minha avó compra os seus remédios e os de meu avô e anunciei ser seu neto. Abriu-se um sorriso largo no rosto da moça, que chamou seus colegas para conhecer o neto da Dona Rita. Assim vivemos os filhos e netos de Rita e Maurício, descendentes de uma fonte inesgotável de sabedoria, amor e valores, em um mundo duro, mas que geralmente reconhece os seus anjos”.
Eduardo (neto)

“É incrível que depois de escolhas tão difíceis para uma jovem, anos de tensão e preocupação, ainda podemos sentar e ter uma ótima conversa sobre os mais variados assuntos, pedir conselhos e obtê-los. O tempo faz parecer que uma das maiores atrocidades da humanidade não aconteceu, mas aconteceu, e por isso deve ser documentada e amplamente divulgada para que nunca tenhamos que sentir nossas vidas ameaçadas como minha avó sentiu”.
Allan (neto)

Rita Braun, a menina “Ritusia”, nasceu em 1930, em Cracóvia, na Polônia, filha de Edmund Hitner e Nusia Blum, descendentes de uma tradicional família de intelectuais da aristocracia judaico-polonesa, com quem aprendeu a dançar, declamar e amar cinema. Aos nove anos, durante suas férias escolares, viu aviões militares cruzarem os céus em voos rasantes sobre a fazenda de seus pais, sem imaginar que, muito além do rastro de fumaça que deixavam, anunciavam uma drástica mudança que ocorreria em sua vida e o início da Segunda Grande Guerra. Juntamente com seu marido Maurício, Rita foi uma das fundadoras da Loja Bertie Levi da B’nai B’rith e presidente da entidade por duas gestões. Também é voluntária e multiplicadora na Associação Brasil Parkinson. Atualmente dedica-se à missão de divulgar os terríveis acontecimentos que resultaram na eliminação de mais de seis milhões de judeus na Europa. Este empolgante relato, no qual a autora conta sua história singular, traz detalhes ainda desconhecidos do Holocausto e oferece ao leitor oportunidades de reflexão sobre os ciclos da vida, em que momentos de dor e aflição convivem e se alternam com outros, até de alegria, havendo, nestes, espaço para dança, poesia e fortes amizades. Rita Braun pertence à última geração que pode dizer: “Eu vivi o Holocausto”.

Dedico este livro à memória de minha mãe, Mina Maria Ringel, que foi um exemplo de vida para mim e para todos com quem conviveu.

Serviço:

Fragmentos de Uma Vida
Rita Braun

Scortecci Editora
Biografia
ISBN 978-85-366-6363-0
Formato 16 x 23 cm
176 páginas
3ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home