Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

ESPAÇO PROIBIDO NOREINO DE EROS DEUS DO AMOR E DO SEXO / Maria Lúcia Pinheiro Sampaio

O livro fala de uma histõria de amor e erotismo e se baseia no mito de Eros e Psiquê, do livro O asno de ouro de Apuleio. Faço um paralelo entre o mito e a história de amor que vivi. Descrevo o deus e eus rituais que tem que ssr observados porque o amor e o sexo tem uma origem divina

Sou Maria Lúcia Pinheiro Sampaio, poeta, contista, dramaturga e ensaísta. Doutorei-me pela Universidade de São Paulo e sou professora aposentada da Unesp de Assis da disciplina de Teoria da Literatura. Publiquei nove livros de poesia de temática variada, dois livros de contos, uma peça de teatro e oito livros de ensaio. Meu último livro é A religião divina do mundo imaterial e diálogo com os deuses e as almas, em dois volumes. Além de escritora, sou também uma mensageira divina e essas mensagens não podem ser comprovadas, porque revelações pertencem à verdade transcendente. Meus livros de poesia e contos foram elogiados por grandes escritores brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade, Marcos Rey, João Manuel Simões, e críticos de renome, como Antonio Candido, Soares Amora e Joaquim Matos, crítico português. Tenho uma formação interdisciplinar e, além de Teoria da Literatura, estudei a obra de Freud e Jung. Fui atraída pelo esoterismo e estudei os principais autores do hermetismo. Para escrever meu último livro, estudei a filosofia grega e as religiões de mistérios, o pitagorismo e o orfismo. Estudei a mitologia que me fascina muito e por isso trabalhei neste livro com o mito de Eros, ou Cupido, o deus do sexo e do amor. Tenho uma face acadêmica, porque fui professora de Teoria da Literatura na Unesp de Assis, onde trabalhei na graduação e na pós-graduação, orientando teses de mestrado e doutorado, mas sou uma escritora e uma mística e isso deu a mim uma outra face, mas as duas se complementam. Sou racional, mas acredito, também, na verdade transcendente e na origem divina da vida.

Sou Maria Lúcia Pinheiro Sampaio, escritora e professora aposentada de Teoria da Literatura da Unesp de Assis. Escrevi muitos livros de ensaio, dois de contos, uma peça de teatro e livros de poesia. Espaço proibido No reino de Eros, deus do amor e do sexo inspirou-se no mito de Eros e Psiquê, que é descrito no livro de Apuleio, O asno de ouro, e possivelmente tem origem nas religiões de mistérios, o orfismo e o pitagorismo. Eros era descrito, no mito grego, como uma criança ou um adolescente inconsequente que atingia seres humanos e deuses com flechas que provocavam a paixão e faziam as pessoas sofrerem. No mito de Eros e Psiquê, ele deseja uma princesa humana, Psiquê, e a rapta, levando-a para seu palácio e tendo relações sexuais com ela, mas na escuridão, o que ela não aceita. Depois de muito sofrimento, ambos se transformam pelo amor e pelo sofrimento que ele provoca e Eros se transforma em um agente da purificação pela dor que o amor provoca. Descrevo, neste livro, o amor e o erotismo, fazendo com que o leitor entre no espaço proibido do sexo e do amor. É uma história de amor que vivi há muitos anos, mas transfigurada pela arte, porque o poeta, segundo Vico, trabalha com a fantasia, com a memória, e não com a realidade. Vivemos em uma sociedade que desvalorizou o amor e desligou o sexo do amor, o que causou graves problemas. O amor e  o sexo precisam de interdições, de regras, porque ambos têm uma origem divina que precisa ser respeitada. A sociedade atual é dessacralizada e por isso entrou em autodestruição.

Serviço:

Espaço Proibido No Reino de Eros
Deus do Amor e do Sexo
Maria Lúcia Pinheiro Sampaio

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6346-3
Formato 14 x 21 cm
64 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home