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PESQUISA EM EDUCAÇÃO / Gênesis Naum de Farias (org.) / Enos André de Farias (org.)



[...] O importante na produção científica é investigar, compreender e retirar a verdade do que há por trás de todos esses achados arqueológicos. A ciência se desenvolveu nesse ínterim e, com ela se interpretou os símbolos, se explicou as expressões, se revelou as ilustrações, e outras infindáveis notas historiográficas foram sendo validadas por conta das informações deixadas como registro pelo homem daquilo que haviam descoberto no passado mais que remoto. A alquimia como arte nasce nesse universo e, com ela a ciência formal. A pesquisa científica é o modo de se trabalhar com resultados pontuais e, sob essa premissa nasce a verificação que ratifica a aprendizagem, fazendo desse objeto uma abordagem que em processo vai tecendo os liames para o desenvolvimento humano. O momento da aferição no aproveitamento científico não se fecha nele mesmo, mas se amplia para ser observado dentro de contextos específicos. Não é diferente das descobertas feitas pelos alquimistas que misturavam ingredientes e tentaram revelar Deus por meio de práticas simbólicas que expressavam a identidade química da alteridade. [...].
Gênesis Naum de Farias - A catedral de pedra da pesquisa científica: A arte da observação e da experimentação, 2022.

O conjunto básico desta publicação é estreitamente relacionado aos resultados das temáticas trabalhadas pelo Núcleo de Estudos Foucaultiano, que de certa forma finaliza um ciclo e abre outras portas para o conjunto de elementos que encaminham a cognição para a práxis do ensino, quando esta se desenvolve para encontrar-se com a prática da pesquisa no seu fazer pedagógico. Esta série de textos contempla a tradução daquilo que o Núcleo Foucaultiano vem estudando através do ineditismo da ação pela reflexão, mas sua chegada vem sanar também outras lacunas, porque outras questões de pesquisa nascerão desse relacionamento festivo que é o surgimento de uma nova publicação, e traz questões de pesquisa relacionadas aos fundamentos de uma prática de ensino ritualizada em diferentes temas para abarcar as infindas áreas do conhecimento pedagógico, quando este amplia os elos da leitura para redimensionar o ensino incentivando diferentes formas de se atuar na pesquisa ao fazer dos saberes da sala de aula, objetos de outras tantas pesquisas. [...] O que se pretende é fortalecer os vínculos da pesquisa e reanimar os futuros pesquisadores para encontrarem alternativas, através de outras questões de pesquisa, ao redimensionarem seus saberes e fazeres, criando, assim, uma cultura de publicação que dê vazão e sentido a tudo que se produzirá a partir desta publicação. A proposta é ousada e requer mais investigação, pois o desejo é aperfeiçoar esse mecanismo ritualizado no livro físico como ferramenta de formação e aproximação dos processos educativos por meio da afirmação teórica para se alcançar uma prática pedagógica mais autêntica e que leve esta aproximação para o campo da cultura escolar. [...] O motivo que nos leva a esta empreitada persegue uma linha de investigação que transformará o nosso desejo de contribuir para que a escolarização de massa possa um dia ter contato com um ensino mais amplificado nas razões que afirmam o professor como um orientador de aprendizagens e, por este motivo, reconhecemos a importância deste ato solene que pretende alcançar a qualidade desejada. [...] Essa publicação reflete nosso empenho com a experiência da pesquisa, mesmo que ainda muito incipiente, mostrando que nossos esforços têm alcançado o potencial para encarar outras variáveis neste processo de ensino tão fragmentado e que se mostra correlacionado a uma educação profundamente arraigada ao resultado. Esses ingênuos trabalhos de pesquisa, no entanto, instigam-nos a buscar formas mais efetivas de se fazer da pesquisa aplicada algo que seja palpável e de fácil acesso, quando pensada de forma articulada com o anseio de construir pontes entre os saberes mais elaborados e aqueles que no seu nascedouro se mostram capazes de se fortalecer na caminhada.
Gênesis Naum de Farias. - Professor Auxiliar II do Curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, onde coordena o Núcleo de Estudos Foucaultiano. - Quinta dos Inválidos, setembro de 2022. Imprensa Foucaultiana®

Gênesis Naum de Farias - Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tendo especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Montenegro. Atualmente é Professor Auxiliar II na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, onde coordena o Núcleo de Estudos Foucaultiano, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação e Sociedade, Memória, Cultura e Diversidade, Educação e Cidadania, Educação de Jovens e Adultos, Educação Contextualizada, Currículo Contextualizado e Gestão Educacional. Trabalha também na área do fazer cultural, com experiência na produção do conhecimento acadêmico bem como na produção dos saberes culturais, através do fazer poético e da contínua produção jornalística, tendo o trânsito em sala de aula como meio principal de fomentação e consolidação da palavra escrita. Tem publicados os seguintes livros: A Alma das Ruas (2004); A Aldeia do Tempo – Uma Introdução Amorosa aos Lugares de Memória da Vila Rica do Ouro Preto (2014); Lavoura de Insônias (2015); Núcleo de Estudos Foucaultiano – Interpretações de Pesquisa Educacional em Convivência com o Semiárido (2017); Romanceiro do Sertão Profundo (2020); A Vida Vertiginosa do Cavaleiro Joaquim Naum (2022). Com o pesquisador Enos André de Farias, organizou Ensaios de Pesquisa em Educação (2021); Pesquisa em Educação: Estratégias Pedagógicas e Articulações de Saberes (2023). Encontram-se no prelo pelo selo Núcleo de Estudos Foucaultiano os seguintes títulos: O dândi maldito (Poesia); A Estética da Angústia e O Teatro das Ideias Pedagógicas (Coletânea de Produções Científicas).

Enos André de Farias - Doutorando em Ecologia Humana (PPGECoH/ UNEB), com Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA/ UNEB), Especialização em Gestão Pública Municipal (UNIVASF), Especialização em Metodologia do Ensino de História (FACINTER/IBPEX) e Especialização em Direito Administrativo (UCAM), com Graduação em História (UPE) e Bacharelado em Direito (FACAPE). É um dos organizadores das obras: Caminhos da Pesquisa no Mestrado (2018); Gestão Pública Municipal: Múltiplos Debates (2019); Gestão Pública Municipal: Perspectivas e Desafios (2019); Gestão Pública Municipal de Resultados (2020); Diálogos Pedagógicos em Educação (2020) pela Editora Oxente. Com o pesquisador Gênesis Naum de Farias, organizou Ensaios de Pesquisa em Educação (2021); Pesquisa em Educação: Estratégias Pedagógicas e Articulações de Saberes (2023).

Serviço:

Pesquisa em Educação
Estratégias Pedagógicas e Articulações de Saberes
Gênesis Naum de Farias (org.)
Enos André de Farias (org.)

Scortecci Editora
Educação
ISBN 978-85-366-6453-8
Formato 16 x 23 cm
248 páginas
1ª edição - 2023
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