Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

CONTOS DE MAR / Alberto Leoncio Martins Neto



Na costa norte, onde se situa Tarituba, incrustada entre as montanhas e à beira do oceano, os aldeões possuem dois deuses: o padre da paróquia e sua honra. Ao contrário dos campesinos, nem suas vidas e famílias adquirem tanta importância quanto o seu conceito próprio de honra, expresso em termos de bravura, tenacidade e resistência. A presença divina é reconhecida pela capacidade de suas mãos, laceradas pelo esforço do arrastão diário e pela firmeza de seus pés largos calejados pelas areias escaldantes do litoral. Suas casas são apenas seus corpos, e suas vidas, o mar. Os peixes são seres inferiores, embora matreiros e perigosos. Os desafios maiores são o tempo, e seu filho, o mar. Vitorino era um legítimo rebento de Tarituba, até o dia em que perdeu sua canoa e teve dois dedos da mão arrancados por uma barracuda em visita inesperada àquelas paragens.

O mar aqui é abraçado como vivência, visão e sonho, e tratado como cenário, roteiro e intérprete nesta coletânea de contos que somente reserva um pequeno espaço para o narrador. Em seu conjunto, os contos se justificam como “de mar”, e não “do mar”, pois lhe é recusado o papel de personagem. Como FITO descobriu “[...] cada tipo de tempo gera um novo mar. Um mar que nunca existiu, embora possa ser parecido com o de outro dia ou de outro lugar”. Não obstante, tudo acontece no seu entorno e em função dele: o amor, a morte, a bravura, a falcatrua, a raiva, a glória, a loucura, o heroísmo, a resignação e mesmo a autodescoberta, que pode nos ensinar tanto quanto nos diverte. A título de curiosidade, apesar de originalmente escrita há mais de 40 anos, “FITO, o plâncton” é a única estória sobre surf de que se tem notícia até hoje.

Alberto Leoncio Martins Neto nasceu no Rio de Janeiro, em 1946. Sua literatura, abrangendo teatro, poesia, contos e um romance, foi comedida pelo seu caminhar urbano como economista, mas suas pegadas nunca traíram sua alma de homem do mar e seu DNA, como filho de navegador de alto-mar, surfista e orgulhoso pai de Erick, mergulhador e aquarista, e de Daniella, canoísta.

Serviço:

Contos de Mar
Alberto Leoncio Martins Neto

Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-6497-2
Formato 14 x 21 cm
132 páginas
1ª edição - 2023
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home