Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

PALAVRAS DESCONEXAS EM DESCONEXO TEMPO / José Roberto Mathias



Ainda estou vivendo os primeiros sessenta anos desde a data de “minha nascença”. Se foram vividos bem ou mal, não é da conta de ninguém e, talvez, nem de mim mesmo. “Viva cada momento de sua vida, como se nunca mais fosse viver um outro igual...” — dizia uma canção de minha época de Juventude. Mais tarde, encontrei um lema — “Só por hoje!” — que me acompanha há um tempo. Portanto, são as Palavras, minhas companheiras, com as quais convivi nos livros que li, nas aulas que dei, nas promessas que fiz (e não cumpri...), que me incomodaram e me levaram a mais esta aventura. Desconexas e sem Tempo definido, aqui estão. Vamos a elas e com elas!
José Roberto Mathias

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia, não há nada mais simples. Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte. Entre uma e outra cousa todos os dias são meus.
F. Pessoa

VIVER O TEMPO QUE SOMOS - Conheci o Professor Mathias — é assim que aprendi a chamá-lo, carinhosamente — no ano de 1985, depois de uma entrevista minha publicada no Jornal de Pinheiros, convocando novos poetas para participarem do volume I da Antologia Poética de Pinheiros. Professor Mathias atendeu ao chamado no ano de 1986, trazendo consigo a entrevista do jornal e, para publicação, um livro inédito de poesias, intitulado Sonhar Comigo. Tinha, então, 22 anos de idade. Era jovem, cheio de planos e — mais do que tudo — sonhador! Cuidei pessoalmente dos detalhes do livro e da publicação. Disse-lhe: “Gosto do título do seu livro!”. Escolher título de livro — de poesia, principalmente — não é coisa fácil. Exige criatividade! “Gostou do título?”, perguntou-me. “Gostei”, e acrescentei, em tom de brincadeira: “O título do seu livro é um convite aberto, generoso, gentil, para sonharmos juntos! É impossível não atender ao chamado.” Professor Mathias passou a frequentar a vida literária da editora: concursos, recitais literários e lançamentos de livros. Depois — cada um no seu tempo — vieram os livros SerEssência, Cacos de Poesia e Pátria de Poeta, de 1996. Foram 11 anos de presença, envolvimento e amizade. Depois, misteriosamente, o poeta sumiu. Silenciou-se! Vieram, então, o novo milênio, a internet, as mudanças sociais e culturais, o big data, as redes sociais, a realidade virtual, a pandemia, o aquecimento global, as guerras e, mais recentemente, a inteligência artificial. Um filme veloz. Em 2023, o Professor Mathias voltou, quase de surpresa. Maduro, reflexivo e o mesmo de sempre: gentil e amigo. Disse-me: “Mestre, eu estou trabalhando num novo livro. Quero lançá-lo em 2024, no estande da Scortecci, durante a Bienal do Livro de São Paulo”. “Assim será!”, prometi. Professor Mathias, agora sexagenário, entregou-me o livro Palavras Desconexas em Desconexo Tempo. Na abertura da obra, escreveu “Ói nóis aqui trá veiz...”, anunciando ao mundo o seu retorno. Não preciso dizer que estou emocionado e feliz. Li e reli o seu novo livro. Entendo — nas entrelinhas — a escolha do título Palavras Desconexas e também — creio — a razão do convite registrado na abertura: “Venham comigo dar uma ordem ao desconexo Tempo...”. E o Professor Mathias continua convidando a sonhar, conversar e amar, sempre.
João Scortecci

Serviço:

Palavras Desconexas em Desconexo Tempo
José Roberto Mathias

Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-6687-7
Formato 14 x 21 cm
72 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home