Tel.:(11)93316-7940     WhatsApp:(11)97548-1515

O BEIJO ETERNO / Marco Cotrim



O “O Beijo Eterno – Uma história de amor e violência”, de Marco Cotrim, narra a história de Beny, menino apaixonado pelos circos, cuja juventude se passa durante o regime ditatorial no seu reino. Quase sem perceber, o leitor é transportado ao mundo fantástico do garoto encantado pelas histórias ouvidas nas rodas de conversa dos adultos da sua vila. Ao mesmo tempo que se aprofundam os desmandos de uma sucessão de reis, sua família, de origem simples, se vê impelida a mudar para a cidade grande. O garoto incorpora os novos hábitos da cidade, em meio a surtos de desorientação no tempo e no espaço. Recupera-se e frequenta uma tradicional escola de Direito. Além da trajetória de Beny, outros cinco personagens encantam os leitores e os conduzem pelas reviravoltas da realidade complexa, quase inacreditável daqueles tempos surpreendentes. A determinada altura, em meio ao caos político, o universitário vê os relógios andarem para trás e é levado ao passado. Quanto mais ouve sobre os horrores dos desgovernos tirânicos, mais se aprofunda em depressão e dúvida. Diante das dificuldades do mercado, Beny opta pela estabilidade burocrática de um emprego público e abandona a perspectiva de promissora carreira jurídica em escritórios privados. Mesmo assim seus ponteiros continuam desajustados, para a frente e para trás, até chegam a parar. Decide buscar sua paz em viagem de férias pelos locais das suas lembranças, retorna às suas origens e revisita os espaços da infância. Restabelece seu ânimo e retoma a amizade com um amigo da faculdade apaixonado pela dramaturgia; sente reviver a magia da infância em sua alma. Que carreira seguir? Conseguirá Beny se desvencilhar dos laços formais que o angustiam? Como convencer a família pequeno-burguesa da sua necessidade de perseguir os sonhos e deixar a promessa da carreira jurídica? Os pais não entenderão, a esposa também não; e as preocupações com os dois filhos falam alto. Seguirá seu coração de criança ou deixará morrer o sonho?

Neste livro — O Beijo Eterno — Marco Cotrim faz arte com a palavra escrita, nos transporta, sem solavancos, de uma cela prisional de tortura a uma inocente brincadeira de criança. Sua escrita vibrante, dotada de ritmo e melodia, viaja com naturalidade entre o falar duro do agreste nordestino e o pensamento fantástico do menino Beny, que cresceu durante a ditadura militar e era apaixonado pelos circos. A história é narrada por seis personagens e permeada pelo real maravilhoso, que acompanha o menino cada vez que o tempo o surpreende, deixa de ser linear e passa a andar para a frente e para trás, conforme as circunstâncias. É a história de amor do jovem Beny pela sua família, pelas suas origens e pelo teatro, inspirada no poema “O Beijo Eterno”, de Olavo Bilac, que começa assim:
Quero um beijo sem fim,
Que dure a vida inteira e aplaque o meu desejo!
Ferve-me o sangue. Acalma-o com teu beijo,
Beija-me assim!
Este livro é para os corajosos que queiram fazer uma busca minuciosa em suas consciências e realizar uma imersão profunda em suas próprias almas.

Marco Cotrim, 72 anos, foi médico sanitarista e auditor. Aposentado, atualmente é aprendiz de escritor. Mora em Taubaté (SP), é casado, pai e avô. As irmãs mais velhas foram professoras e lhe despertaram o interesse pela leitura desde muito jovem. Só começou a escrever aos 71 anos, tendo lançado O repórter (Editora Telha, 2023). Por que começar a escrever tardiamente? Ele responde com o microconto “A descoberta”.
A descoberta
— Olá, como vai?
— Continuo vivo. E você?
— Nem tanto, mas fiz uma descoberta.
— Descobriu o quê?
— O motivo do meu interesse tardio pela literatura.
— Qual é?
— Vecchiaia. Sinto falta de conversa. Todos estão ocupados, só se reúnem em churrascos ou reuniões de trabalho. Tudo é muito utilitário, não há mais tempo para nada. Faltam amigos, faltam praças, faltam minutos; falta quase tudo que eu tive na juventude.
— É assim mesmo: “O mundo gira e a Lusitana roda”. Qual é o problema?
— Nenhum, descobri que estou velho.

Serviço:

O Beijo Eterno
Uma História de Amor e Violência
Marco Cotrim

Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-6693-8
Formato 16 x 23 cm
180 páginas
1ª edição - 2024
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home