Receba nossa Newsletter: Nome Email

REBELDIA / Zluiz


Relatos romanceados acerca da defesa e da luta pela posse da terra e dos direitos sociais dos posseiros e comunidades tradicionais (quilombolas, ribeirinhos, vazanteiros, gerazeiros...) do oeste baiano.

... considero esta produção literária como um ponto alto e sagrado de memória histórica. Seu autor nos brinda com este diário de bordo, bem ao seu estilo, conjugando contato direto com pessoas e acontecimentos, modéstia com brilho humano e literário. Ponto alto, porque são poucos os que se desdobram para assumir uma prolongada experiência vivencial com os pobres deste país e comunicá-la publicamente. Sagrado, porque o filtro ético das descrições e avaliações, que este livro registra, focaliza valores de profundidade humana e religiosidade que tem a ver com o divino enxertado na história.
Frei Luciano Bernardi

REBELDIA, SONHOS E UTOPIAS – “Causos” do Rio Corrente. Não há rigor científico em relação aos fatos e dados históricos, tampouco existe uma ordem cronológica ou de outra natureza na sua formatação. Assim, o leitor pode começar pelo derradeiro tópico, entrar no túnel do tempo dos “30 Anos Depois” e se emocionar com as lembranças dos protagonistas dos “causos” aqui revelados; ou pelo início e conhecer as diversas formas pelas quais os trabalhadores(as) se organizavam e se assumiam como sujeitos ativos, aptos a transformarem a realidade em que viviam; e ainda optar por iniciar pelas páginas centrais e se indignar com a violência e sofrimento impostos aos povos e comunidades tradicionais da zona rural e, ao mesmo tempo, se encantar com a fé, bravura e rebeldia dos camponeses(as). Além disso, pode assumir, de forma solidária, o compromisso com as causas dos pobres e marginalizados da sociedade e a defesa intransigente da natureza (“nossa Casa Comum”), especialmente do bioma Cerrado.

José Luiz Gomes (ZLUIZ) é graduado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); militou no Movimento Estudantil entre os anos 1975 e 1979; assessorou o Movimento Sindical de Trabalhadores Rurais como advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Bom Jesus da Lapa (BA) e da Pastoral Rural da Diocese de Alagoinhas (BA) e de organizações sindicais e populares urbanas; cofundador e ex-presidente da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais (AATR), com sede em Salvador (BA). Incansável crítico das injustiças sociais, sonha e defende uma sociedade justa, solidária e fraterna. É aposentado da Justiça Federal, Seção Judiciária da Bahia (2016). Publicou Poetílico – Poemas e Outras Coisas Escritas pela Scortecci Editora em 2017. Aos 66 anos, não se aquieta – tem alma de menino e ocupa-se, de forma integral, ao que sempre apreciou com paixão: política com “P” maiúsculo, cinema, música, poesia, teatro, literatura, pintura em cerâmica e especialmente ao “ócio criativo”.

Serviço:

Rebeldia
Sonhos e Utopias
"Causos" do Rio Corrente
Zluiz
Scortecci Editora
Memórias
ISBN 978-85-366-5726-4
Formato 16 x 20 cm 
252 páginas
2ª edição - 2019

Mais informações:

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home