MOLDURA RUBRA / Gabriela Bruschini

“Ele segura a minha mão. Se mantivermos as mãos atadas, as outras sustentam o resto do mundo.” Até que ponto estamos dispostos a ir em nossa fuga diária de nós mesmos? Qual distância percorreremos antes de nos darmos conta de que nada acontece conforme esperávamos? Até o infinito? Pode ser, desde que a realidade não nos interrompa. Helena sabia disso, mas preferiu esconder-se de si mesma e de todos aqueles que faziam parte de quem ela era. Tudo corria conforme o esperado, mas o choque da realidade foi inevitável. Ela precisava voltar. Um velório a esperava. Realmente seria preciso encarar o passado rubro que tentava manter esquecido. “O resto indissolúvel.” O rosto que ardia como lava nos recônditos de sua mente. Américo.

Gabriela Bruschini Grecca narra a história pura de dois jovens, cujos pecados e alegrias uniam-se pela cor rubra. A au-tora nos leva ao mais profundo de nosso ser, numa viagem sem volta. E nessa viagem, é importante seguir um pequeno con-selho: “Feche os olhos, pois ver não é tudo”.
Wesley de Andrade Ferreira

Identidade fragmentada. Crença na solução romântica. Dissociação da realidade. Essas são as principais características de Helena, que sofre de transtorno de personalidade esquizoide. Ao convencer o leitor de que é responsável total por uma narrativa linear e concreta, Helena o persuade a entrar em um mundo de conflitos internos, dúvidas existenciais e desejos interrompidos por uma internação forçada em um hospital psiquiátrico oito anos antes do início do ato de narrar. Ela se esforça em não deixar traços de que conta sua história através do plano da alucinação, enquanto Américo, o qual foi o seu único e melhor amigo – ou ainda, seu ponto de conexão com o mundo exterior – reconta seu passado através de seu ponto de vista, culminando em uma fusão dos dois planos: a memória mais a alucinação de Helena e a memória mais a realidade de Américo. Ambos, porém, unem-se no vício às paixões, na sublimação da realidade e na vontade de viver intensamente.

Serviço:

Moldura Rubra
Gabriela Bruschini
Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-3190-5
Formato 14 x 21 cm
188 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home