O PARADIGMA DAS CAVERNAS / Frank Viana de Carvalho

Uma pessoa que se libertou das correntes dará início a uma jornada que pode ser muito longa e durar toda a sua vida. Estará livre de todas as dificuldades inerentes à condição humana? Nunca mais será seduzida por uma proposta, por um sistema de valores, por uma ideologia? Esta obra procura apresentar reflexões e análises sobre estas questões e muitas outras sobre paradigmas, verdade, alienação, certezas, valores, ignorância, liberdade e escolhas.

Se algumas ideologias e filosofias modernas não dão ao homem muita esperança com relação ao presente e mesmo ao futuro, isto não significa que deixará de procurá-las sempre para fazer algumas escolhas, mesmo que provisórias, pois esta é a condição humana. Ao tomar como eixo de sua análise a Alegoria da Caverna de Platão e o opúsculo de Kant “O que é a ilustração”, no qual aparece a temática do uso autônomo da razão como condição para que o homem possa sair da infância para a maturidade, o autor nos propõe uma imersão na filosofia por aquilo que ela sempre foi desde o surgimento na Grécia, isto é, um esforço de compreensão do mundo que nos cerca pelo uso de um procedimento racional que é sempre questionador, inquieto, atento às diversas formas de manifestação do que entendemos por realidade.

O fascínio, o encanto, o espanto provocados por quem se dispõe a percorrer os caminhos da filosofia podem ser percebidos nesta contribuição que o autor nos apresenta neste livro, como se fosse também a trajetória que ele mesmo percorreu, resultado de seu percurso de aprendizagem de uma arte que requer tempo, paciência e muita dedicação.
Dr. Milton Meira do Nascimento - (Diretor do Departamento de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade de São Paulo)

A vantagem de se estudar e analisar a realidade e o conhecimento a partir da filosofia é inerente à própria filosofia, pois ela, com sua capacidade de revisão e crítica interna, distancia-se de posições rígidas ou dogmáticas. Não que a filosofia seja sempre uma colcha de retalhos flexível, que abrigaria sobre um assunto ou tema toda sorte de teorias e doutrinas contraditórias. Não. A vantagem dela é aceitar as novas ideias como diferentes pontos de vista sobre o tema em questão. Assim, elegemos a filosofia para adentrar na maravilhosa aventura da descoberta do conhecimento. E assim, filosofando, caminharemos juntos ao tentar descobrir um pouco mais sobre O Paradigma das Cavernas.

Responsável pelas ilustrações do miolo e arte de capa, LeRoy Frank Lozano Carvalho é um jovem desenhista, blogueiro, estudante de Audiovisual e Cinema. Sempre amou as artes visuais e desde a infância, seja em imagens computadorizadas, seja em desenhos, vídeos e fotografias, procurou com muita criatividade retratar cenas do cotidiano, da vida, da filosofia e da modernidade, com humor, sutileza e objetividade.

Frank Viana Carvalho, pedagogo, teólogo e filósofo, tem sua carreira voltada para a área educacional, onde atuou como professor (ensino fundamental e médio), diretor escolar, consultor de projetos, palestrante, coordenador de cursos e docente do ensino superior. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (campus São Roque). Como acadêmico e pesquisador, após a graduação prosseguiu seus estudos de especialização em Psicologia da Adolescência (New-bold College – Inglaterra), mestrado em Educação (UNASP), mestrado em Filosofia (Ética e Filosofia Política – USP), doutorado em Filosofia (Universidade de São Paulo, Brasil – Université François-Rabelais, França) e pós-doutorado em Filosofia (USP). Além da presente obra, O Paradigma das Cavernas, é autor dos livros Pedagogia da Cooperação e Uma aventura de carro pelos caminhos da América do Sul'.
Blog:
http://frankvcarvalho.blogspot.com.br/

Serviço:

O Paradigma das Cavernas
Frank Viana Carvalho
Scortecci Editora
Filosofia
ISBN 978-85-366-3204-9
Formato 14 x 21 cm
112 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home