HOMENAGEM PÓSTUMA A JOAQUIM EVÓNIO VASCONCELOS / José Verdasca (coordenador)

A presente obra - Homenagem Póstuma a Joaquim Evónio - aborda os aspectos e períodos mais marcantes da vida e da obra do homenageado: “Evónio no Brasil” revela algo das suas idas ao país irmão e seus contatos com a intelectualidade local. “Auto Retrato” recorda as vivências no Funchal, na infância e adolescência, até a guerra de guerrilhas em África, de que Evónio fala na entrevista. Em “O Escritor” Joaquim dá-nos a conhecer parte de sua produção literária em prosa. “O Poeta” é uma amostragem dos belos frutos de sua inspirada criação poética.

Em “O Pensador/Humanista” o autor revela-nos as suas preocupações com o ser humano e a ecologia. “Á Varanda” patenteia-nos o vasto e rico conteúdo desse belo “sítio”. “Director da ONE” expõe um pouco da sua realização em prol da associação. “Mensagens e Depoimentos”, por fim, é um repositório de mensagens de saudade vindas de vários continentes, e de carinhosos depoimentos de amigas e amigos queridos. No todo, a obra é uma prova do prestígio de que Evónio gozava entre os artistas da escrita, da poesia e das artes plásticas, e do quanto ele era querido por seus pares.

José Verdasca dos Santos: presidente da ONE, jornalista, poeta, escritor com obras publicadas no Brasil e em Portugal, sendo quatro delas leitura complementar ou obrigatória em várias universidades brasileiras. Licenciado pela Academia Militar de Lisboa, Alliance Française, Universidade Mackenzie (São Paulo) e pós-graduado pela mesma; membro do Parlamento Mundial para Segurança e Paz, de 10 Academias brasileiras e da Sociedade de Geografia de Lisboa. Director de Relações Internacionais das Faculdades Panamericanas e da Associação Alagoana de Imprensa; laureado por mais de 20 Instituições, entre as quais: "Honra ao Mérito, pelo Parlamento de São Paulo (2 vezes); "Gratidão" da Câmara Municipal de São Paulo; "Comenda da Cultura" da Academia Carlos Gomes; "Trofeu Jucá" da Academia Maceioense de Letras; "Comenda da Educação" da SEUNE (Sociedade de Educação Universitária do Nordeste); "500 anos" de Secretaria da Educação SP, Instituto Genealógico de SP e Academia Paulista de Letras.

Joaquim Evónio Rodrigues de Vasconcelos nasceu na Freguesia de Santa Maria Maior, que era então dos pescadores, Concelho e Distrito do Funchal, Ilha da Madeira (Portugal), em 3 de Setembro de 1938. Licenciado em Ciências Militares – Coronel de Infantaria na situação de Reforma Extraordinária e em Ciências Sociais e Política Ultramarina pela UT de Lisboa; auditor do curso de Defesa Nacional – CDN 83; certificado de "Proficiency in English" – British Institute (Lisboa). Aposentado como assessor principal do Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC). Condecorado com a medalha de prata de serviços distintos com Palma Grau de Comendador da Ordem Heráldica da Paz Universal (Brasil), medalha de ouro Pacificador da ONU Sérgio Vieira de Melo, do Parlamento Mundial para Segurança e Paz (Palermo). Honorary Knight of the Royal Order of the Lion of Rwanda (atribuída pelo Rei KIGEL V). Falecido em 23 de junho de 2012.

Serviço:

Homenagem Póstuma a Joaquim Evónio Vasconcelos
José Verdasca (coordenador)

Scortecci Editora
Literatura
ISBN 978-85-366-3329-9
Formato 14 x 21 cm
200 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home