MEANDROS DO CONHECIMENTO / José Marinho Feijó

A obra Meandros do Conhecimento aborda diversos aspectos do conhecimento, abrangendo as teorias que o delimitam e propõe em uma nova definição de conhecimento que tenta, ao mesmo tempo, solucionar o problema de Gettier e retratar o conhecimento científico atual, por natureza mutável, como o é a própria natureza das coisas, atingidas apenas por aproximação.

Este estudo é uma introdução ao trabalho de vários filósofos que contribuíram com a questão do conhecimento. Foi escrito para o estudante de Filosofia, para o interessado em Filosofia e para o pesquisador de Humanas em geral. O leitor tem o ensejo de vivenciar as relações, os encadeamentos de um estudioso em Filosofia em um determinado momento de sua vida: a experiência do conhecer. Portanto, um breve tratado sobre o conhecimento. O autor busca trazer luzes à determinadas perguntas: o que é o conhecimento? De que maneira é possível chegar ao conhecimento? Como se fundamenta o conhecimento? Tais questões foram tratadas por quase todos os filósofos, a começar pelos gregos, passando pelos medievais até os nossos dias.

Refletiram de diversas formas o problema do conhecimento: à possibilidade e à validade do conhecimento, fundamental à Filosofia para o saber tecnológico e científico. Desse modo, José Marinho Feijó, em Meandros do Conhecimento, provoca vários propósitos em torno de pontuações epistemológicas em oito temas. O leitor é convidado a compartilhar o complexo campo do conhecimento dos gregos até os debates contemporâneos. Inicialmente, Feijó discorre acerca do problema de Gettier; após, traz um estudo sobre os pensadores Jules Henri Poincaré e Karl Raimund Popper e as formas de conhecimento nas concepções das escolas empírica, idealista, racionalista, positivista, entre outras. Depois, discute o Problema do Critério, o Conhecimento de Certo e Errado, os Limites do Conhecimento Humano e analisa a crítica de John Locke ao inatismo e o realismo direto de Thomas Reid. Na sequência, examina os Conceitos de Verdade da Ciência, a Teoria da Evolução de Darwin e o momento atual a respeito da Inteligência Artificial. Nas considerações últimas, o leitor tem a oportunidade de acompanhar as reflexões sobre a realidade e a verdade, a partir do Mito da Caverna de Platão.
Bruno Packter - Professor de Filosofia do Instituto Packter de Filosofia Clínica

José Marinho Feijó é médico, livredocente em Medicina pela Universidade Gama Filho, ex-professor associado da Escola Médica de Pós-Graduação da PUC-RJ, membro de diversas sociedades médicas e aluno do Curso Packter de Filosofia. Meandros do Conhecimento é a sua primeira obra publicada.

Serviço:

Meandros do Conhecimento
Cadernos de Filosofia
José Marinho Feijó

Scortecci Editora
Conhecimento
ISBN 978-85-366-3271-1
Formato 14 x 21 cm
180 páginas
1ª edição - 2013

Mais informações:

Catálogo Virtual de Publicações

Para comprar este livro verifique na Livraria e Loja Virtual Asabeça se a obra está disponível para comercialização.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home