MORADORA AJUDA A RESOLVER PRIMEIRAS DÚVIDAS INFANTIS

O Estado de São Paulo - 02/08/2002 - Vanessa Espada

Antes do que os pais esperam, as crianças começam a fazer perguntas: porque meninos e meninas são diferentes, como nascem e como são feitos? E os adultos se preocupam em como explicar da melhor forma tudo isso.

A artista plástica Claudia Maniezo, moradora do Limão, sempre teve vontade de escrever um livro, mas não tinha inspiração sobre o tema.

Quando o filho Guilherme, de 6 anos, começou a fazer perguntas, ela descobriu que poderia escrever uma obra infantil a respeito. Em Coe - Dias de Aprendizado, Claudia fala até de contato com as drogas. Indicado para crianças a partir de 8 anos, o livro ensina como funciona o organismo e o que pode feri-lo, de uma maneira simples, com palavras que não assustam o leitor.

A história é de um coelho chamado Coe, que não admite perder e, depois de uma brincadeira de esconde-esconde, resolve partir para a floresta com a idéia de se virar sozinho. A droga é apresentada como uma frutinha que, quando experimentada, causa euforia, mas depois se transforma em grande tristeza.

Claudia até ficou com um pouco de receio em abordar um tema tão complicado. Só que é melhor explicar, conversar desde pequeno, para que possam escolher e se defender, explica.

A escritora ainda ensina as crianças a não confiar em desconhecidos e conversar bastante com os pais e professores. Algumas escolas até já estão fazendo palestras para os pequenos leitores sobre o livro.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home